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Alterações Curriculares

ALTERAÇÕES CURRICULARES

Prazo para Alterações Curriculares no Cronograma Acadêmico:

  • Para vigência em 2019/02: 05 de abril de 2019
  • Para vigência em 2020/01: 06 de setembro de 2019

Documentos importantes:

ALTERAÇÃO CURRICULAR

ORIENTAÇÕES

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

CRONOGRAMA

ANEXOS

1. Nova matriz ou reformulação de grande parte da matriz existente

A reformulação de uma matriz curricular deve ser feita no âmbito do Colegiado do Curso e em conformidade com o disposto na Resolução PRG nº 028, de 27 de junho de 2017.

  • Formulário para Proposta de Alteração Curricular (Anexo I)
  • Matriz curricular, conforme modelo (Anexo II)
  • Quadro comparativo das alterações proposta (Anexo III)

O pedido de assessoria pode ser realizado no decorrer do ano. Contudo, as mudanças só serão efetivadas dentro do período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

2. Criação de disciplina pelos departamentos

A criação de uma nova disciplina deverá ser aprovada em assembleia departamental e sua criação é feita a partir de uma solicitação enviada pelo Chefe de Departamento. Porém enfatizamos que a vinculação de uma disciplina à uma matriz curricular é prerrogativa dos Colegiados de Curso (ver item 3).

É necessário que a criação de disciplinas esteja articulada com a(s) Proposta(s) de Alteração Curricular (PAC).

Formulário de criação de disciplina

(Anexo IV)

Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.

ANEXO IV

3. Inserção de disciplina em matriz curricular

O Colegiado de Curso deverá realizar uma consulta ao Departamento no qual as disciplinas são ofertadas e verificar a viabilidade de inseri-las em sua matriz. O Departamento analisa juntamente com os docentes da área a possibilidade, considerando, inclusive, a necessidade de requisitos. O Colegiado faz a solicitação de inserção da(s) disciplina(s) seguindo os trâmites aqui indicados no Plano de Alterações Curriculares.

Formulário de inserção de disciplinas

(Anexo V)

Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.

ANEXO V

4. Inativação de disciplinas eletivas

(disciplinas obrigatórias não podem ser inativadas)

Quando determinada disciplina não for mais ofertada ela poderá se tornar inativa no SIG – a partir do próximo semestre.

Formulário de Inativação de disciplina

(Anexo VI)

A solicitação deve ser encaminhada no Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico. Contudo, a inativação é realizada no final do período letivo para disciplinas sendo ofertadas.

ANEXO VI

5. Inclusão e alteração de pré-requisitos

O Colegiado de Curso deverá avaliar a necessidade de inserção, exclusão ou alteração de requisitos. Caso haja necessidade de alterações estas devem seguir os trâmites aqui dispostos.

Formulário de inclusão e alteração de pré-requisitos

(Anexo VII)

A solicitação de inclusão e alteração de pré-requisitos pode ser realizada no decorrer do ano EXCETO durante o período das 4 etapas de matrículas.

ANEXO VII

6. Cadastro e Atualização de ementa(s)

Resolução PRG nº 10 de 21 de março de 2018.

Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.

RESOLUÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO

7. Criação de disciplinas cursadas em outra instituição (COI) e disciplinas cursadas em programas de pós-graduação (CPG)

A criação de disciplinas cursadas em outra instituição (COI) ou de disciplinas cursadas na pós-graduação (CPG) poderão ser solicitadas pelos Colegiados de Cursos e serão automaticamente inseridas na matriz curricular

Formulário de criação de disciplinas COI e CPG

(Anexo VIII)

Demanda corrente.

ANEXO VIII

8. Alteração de carga horária de disciplina já existente

Caso a disciplina ainda não tenha sido ofertada para nenhum curso é possível que a chefia do departamento envie um memorando solicitando essa mudança. Para esse caso, poderá ser utilizado o mesmo código da disciplina. Toda alteração deste tipo deve seguir acompanhada de aprovação dos Colegiados dos cursos para os quais a disciplina é ofertada.

Formulário de alteração de disciplina

(Anexo IX)

Demanda corrente.

ANEXO IX