Ir direto para menu de acessibilidade.

VII Semana de Planejamento e Formação Docente

Publicado: Sexta, 13 Agosto 2021 22:51 | Última Atualização: Quarta, 23 Fevereiro 2022 16:00 | Acessos: 1479

A Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD), organizada no início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e promove reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação.

A SPFD caracteriza-se como um espaço para diálogos e compartilhamentos de ideias entre docentes, equipe de coordenação, gestão e especialistas convidados sobre temas de interesse da comunidade acadêmica no que tange ao ensino na graduação. Nesta edição, o debate será sobre os desafios e as possibilidades de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, considerando a necessária revisão dos percursos e das estratégias formativas já realizados, o necessário acolhimento e acompanhamento aos estudantes, bem como a diversificação de estratégias de ensino e ações docentes e discentes, seja no contexto presencial ou remoto.

As inscrições para participação na VII SPFD podem ser feitas pelo SIG.

As atividades serão transmitidas pelo Canal da UFLA.


 

Programação

calendario

17/08/2021 - 1º Dia

9 horas

TemaPalestrantesMediaçãoDescrição
Mesa de Abertura: Revisitando percursos e delineando caminhos possíveis para a graduação da UFLA

Prof. João Chrysóstomo de Resende Junior 
Reitor da UFLA

Prof. Ronei Martins Ximenes
Pró-Reitor de Graduação – Prograd/UFLA

Profa. Francine de Paulo Martins Lima Diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino - Dade/Prograd/UFLA
O encontro tem como objetivo dialogar sobre o delineamento de percursos possíveis no contexto dos cursos de graduação tendo em vista o ingresso e permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura e bacharelado da UFLA, bem como o delineamento de proposições de ações formativas e de acompanhamento das ações pedagógicas, além da organização de revisão dos currículos dos cursos de graduação da UFLA.
Link de acesso à live (Abre em nova janela)

 

calendario

18/08/2021 - 2º Dia

9 horas

TemaPalestrantesMediaçãoDescrição
Roda de conversa: Ação didática no contexto do ensino remoto: diversificação, avanços e necessidades

Professora Jilvania Bazzo
Professora da área de Didática da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Prof. Fábio Marinelli Lima Coordenador do Setor de Apoio às Licenciaturas- Dade
O encontro tem como objetivo debater sobre questões afetas ao planejamento da ação didática tendo em vista a manutenção do distanciamento social e as atividades remotas. A ideia é problematizar sobre o que avançamos ou ainda precisamos avançar, frente a tantos desafios impostos pela pandemia e pelo distanciamento social. Tem como proposta retomar as discussões sobre formas de diversificação das estratégias de ensino e utilização de recursos digitais, a fim de garantir maior êxito e qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem.
Link de acesso à live (Abre em nova janela)

 

calendario

19/08/2021 - 3º Dia

9 horas

TemaPalestrantesMediaçãoDescrição
Roda de conversa: Avaliação da aprendizagem no ensino superior: diagnosticar para conhecer

Prof. Paulo Henrique Arcas
Professor do Departamento de Educação – DED/Faelch/UFLA

Prof.  Regilson Maciel Borges Lima
Coordenador do Setor de Avaliação do Ensino – Dade/Prograd e docente do DED/Faelch/UFLA

No período de ensino remoto, decorrente do isolamento social imposto pela pandemia causada pelo Covid-19, alguns aspectos da prática pedagógica acabaram sendo evidenciados, devido suas especificidades no ensino presencial, como é caso da avaliação da aprendizagem. Inicialmente, questionava-se como avaliar os estudantes a distância, ou seja, quais instrumentos utilizar no processo de coleta de informações sobre a aprendizagem dos estudantes. Hoje nos perguntamos como as avaliações realizadas nesse período podem incidir em possíveis diagnósticos do aprendizado dos estudantes frente a um possível retorno presencial das atividades de ensino. Nessa perspectiva, a avaliação diagnóstica mostra-se como ferramenta indispensável para constatação do que cada estudante aprendeu nesse período e das lacunas na aprendizagem. Com base nos resultados dessas avaliações conseguiremos pensar estratégias que garantam os objetivos pretendidos em cada componente curricular trabalhado.
Link de acesso à live (Abre em nova janela)

 

calendario

19/08/2021 - 3º Dia

14 horas

TemaPalestrantesMediaçãoDescrição
Compartilhamento de Práticas:  Mentoria Acadêmica na UFLA: diálogos, possibilidades e perspectivas

Prof. Ronei Martins Ximenes 
Pró-Reitor de Graduação da UFLA

Profa. Francine de Paulo Martins Lima
Diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino - Dade/Prograd/UFLA

Profa. Giovana Augusta Torres 
Coordenadora do curso de Ciências Biológicas – DBI/ICN/UFLA

Profa. Miriam Monteiro de Castro Graciano
Coordenadora do curso de Medicina – DSA/FCS/UFLA

Profa. Angélica Mata Coordenadora do Setor de Assessoramento Pedagógico Dade
A ação tem como objetivo debater e dialogar acerca das possibilidades de desenvolvimento da Mentoria Acadêmica, considerando as orientações da Instrução Normativa 003/2020, a qual dispõe sobre normas para a adoção da Mentoria Acadêmica (MA) com componente curricular no âmbito dos cursos de Graduação da UFLA. Para tanto, serão discutidas as bases que orientam a Mentoria acadêmica na UFLA e as possibilidades de implementação nos Cursos de graduação. Serão compartilhadas as iniciativas realizadas pelos Cursos de Biologia Bacharelado e Medicina para a implementação da Mentoria no contexto da UFLA.
Link de acesso à live (Abre em nova janela)