Ir direto para menu de acessibilidade.

Enade 2025

Publicado: Terça, 18 Outubro 2022 19:43 | Última Atualização: Sexta, 05 Setembro 2025 19:41 | Acessos: 125

Enade 2025

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O Exame avalia o desempenho dos estudantes de graduação, tanto em cursos presenciais quanto a distância, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, além de suas competências e habilidades. 

Enade como componente curricular

De acordo com o art. 5º, § 5º da Lei nº 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório. Na UFLA, o Enade está regulamentado pelo artigo 161 da Resolução CEPE nº 473/2018, que trata do Regulamento dos Cursos de Graduação.

O estudante será considerado irregular quando:

      • Não comparecer à prova, sem obter dispensa oficial nos termos do Edital;
      • Não preencher o Questionário do Estudante;
      • Tiver o registro de participação indevida na prova;
      • Não responder ao Questionário da Avaliação da Prática (AP), se inscrito nessa modalidade.

A irregularidade impede a colação de grau, pois a situação de regularidade no Enade é condição indispensável para a conclusão do curso.

São objetivos do Enade:

  • Avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes por meio da Avaliação Teórica (AT), que contempla os conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
  • Investigar o processo formativo dos estudantes por meio do Questionário do Estudante, preenchimento obrigatório
  • Avaliar competências e habilidades práticas desenvolvidas ao longo do curso, por meio da Avaliação da Prática (AP), aplicada exclusivamente aos cursos de Licenciatura.
  • Gerar indicadores de qualidade da educação superior, tais como:
              • Conceito Enade;
              • IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado);
              • CPC (Conceito Preliminar de Curso);
              • IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição).

Esses indicadores impactam diretamente no reconhecimento dos cursos, nos processos regulatórios e na reputação institucional da UFLA. Portanto, é imprescindível que o estudante tenha clareza de que, ao participar do Enade, ele tem um papel fundamental na produção de evidências que demonstram a qualidade do ensino oferecido pela UFLA, influenciando não apenas a avaliação da universidade, mas também sua própria trajetória acadêmica e profissional. 

A Edição 2025 foi instituída pela Portaria MEC Nº 392, de 26/05/2025 e regulamentada pela Portaria INEP, de 29/05/2025 e pelo Edital Nº 57, de 29/05/2025. De acordo com as normativas, o Enade 2025 será aplicado em três modalidades: O enquadramento dos cursos de graduação é feito automaticamente pelo Sistema Enade, com base nas áreas avaliadas, no PPC e no seu respectivo rótulo na Classificação Internacional Normalizada da Educação, adaptada em 2018 para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil 2018), constante no Cadastro e-MEC. Assim, os cursos da UFLA que deverão participar do Exame são:
Licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Bacharelados: Administração, Direito e Medicina.   A edição de 2025 do Enade marca uma mudança importante para os cursos de Licenciatura e Medicina: a possibilidade de utilização dos resultados do Enade no âmbito, respectivamente dos processos seletivos para docentes pelos entes federativos como etapa única ou complementar e do Exame Nacional de Residência (Enare).
Além disso, outra novidade é que os cursos de Medicina passam a ser avaliados anualmente, assim como as licenciaturas vêm sendo avaliados desde o ano de 2024.