ALTERAÇÃO CURRICULAR
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ORIENTAÇÕES
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CRONOGRAMA
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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
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FORMULÁRIOS
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1. A atualização de Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
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A atualização do Projeto Pedagógico (PPC) deve ser feita no âmbito do Colegiado do Curso e em conformidade com o disposto na Resolução CEPE nº 473 de 12 de dezembro de 2018, e na Instrução Normativa nº 007 de 27 de agosto de 2021.
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O pedido de assessoria pode ser realizado no decorrer do ano formalizado via Memorando. Contudo, as mudanças só serão efetivadas dentro do período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário para Proposta de Alteração Curricular, Matriz curricular, Quadro comparativo das alterações propostas (Formulário para criação de nova matriz curricular/PPC)
- Plano de implementação da nova matriz curricular contendo um estudo dos impactos de migração de matriz no percurso formativo dos estudantes (quando for o caso) e estudo da distribuição de carga horária docente;
- Parecer do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
- Parecer das Unidade(s) Acadêmica (s) ou Departamento(s) envolvido(s) na distribuição de encargos didáticos.
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FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE NOVA MATRIZ CURRICULAR/PPC
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2. Criação do componente curricular do tipo Disciplina
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- A proposta de criação de componente curricular do tipo disciplina/mentoria/ deverá ser encaminhada à DADE, depois de ter sido aprovada pela Congregação da Unidade Acadêmica e ter recebido anuência de, pelo menos, um Colegiado de Curso para inserção desse componente em Matriz Curricular.
- A solicitação de criação de componente curricular é feita a partir do envio do formulário pelo Chefe de Departamento com autenticação conjunta do(a) Diretor(a) da Unidade Acadêmica onde o departamento estiver inserido.
- A criação do componente curricular não implica em sua inserção em Matriz para a oferta. Para tal é necessário que o Coordenador de Curso solicite a inserção utilizando-se de formulário próprio.
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Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário de criação de componente curricular do tipo disciplina/mentoria (Anexo IV).
- Manifestação de interesse no componente curricular por pelo menos um Colegiado de Curso (autenticação do Coordenador do curso interessado ou doc anexo).
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CRIAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR (CC)
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3. Criação de componente curricular do tipo Trabalho de Conclusão de Curso (T) e Estágio (E)
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- O Colegiado de Curso deve verificar as Diretrizes Curriculares para a oferta dos componentes curriculares T e E.
- Após deliberação de como serão ofertados, devem consultar ao Departamento no qual será alocado o encargo didático.
- A solicitação de criação componente é feita a partir do envio do formulário autenticado pelo Coordenador de Curso e pelo Chefe de Departamento.
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Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário de criação de componente curricular do tipo TCC e Estágio (Anexo V).
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CRIAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR (CC)
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4. Criação de componente curricular optativo que contemple temas transversais (CTT)
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- Componentes curriculares criados pela PROGRAD ofertados para todos os cursos e sem requisitos ou prioridade de matrÍcula.
- Proposta deve ser encaminhada à PROGRAD por meio de memorando emitido pelo chefe de departamento ou docente.
- Instrução Normativa nº 005 de 03 de maio de 2019.
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Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário de criação de componente curricular optativo (Anexo VI)
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INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005, DE 03 DE MAIO DE 2019
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5. Inserção de componente curricular em Matriz.
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- O Colegiado de Curso deverá realizar consulta ao Departamento responsável pelo componente curricular e verificar a viabilidade e os impactos da inserção, bem como requisitos necessários.
- A solicitação de inserção de componente curricular é feita a partir de envio de Formulário pelo Coordenador de Curso, acompanhado do aval do departamento.
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Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário de inserção de componente curricular (Anexo VII)
- Aval do Departamento (documento ou autenticação do Memorando)
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INSERÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR
FLUXOGRAMA DE INSERÇÃO DE CC EM MATRIZ CURRICULAR
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6. Inativação de componentes curriculares eletivos
(disciplinas obrigatórias não podem ser inativadas)
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- Um componente curricular eletivo pode ser inativado quando:
1. Sua oferta não for do interesse do Colegiado, desde que justificado;
2. Caso permaneça sem oferta por mais de dois semestres letivos consecutivos.
- A solicitação de inativação no caso I é feita a partir do envio de Formulário pelo Coordenador do Curso.
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A solicitação deve ser encaminhada no Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico. Contudo, a inativação é realizada no final do período letivo para componentes curriculares em oferta.
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- Formulário de Inativação de componente curricular eletivo(Anexo VIII)
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INATIVAÇÃO E REATIVAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO
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7. Inclusão e alteração de requisitos
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- O Colegiado de Curso deverá avaliar a necessidade de inserção, exclusão ou alteração de requisitos levando em conta as orientações do Departamento de origem do componente curricular.
- A solicitação de inclusão e alteração de requisitos é feita a partir do envio de Formulário pelo Coordenador de curso.
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A solicitação de inclusão e alteração de requisitos pode ser realizada no decorrer do ano. Contudo, somente será operacionalizada entre o final do semestre letivo e em até cinco dias antes do início do período de matrícula.
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- Formulário de inclusão e alteração requisitos. (Anexo IX)
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INCLUSÃO E ALTERAÇÃO DE REQUISITO
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8. Cadastro e Atualização de ementa(s)
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Consultar Instrução Normativa nº 008 de 14 de maio de 2019 e Manual de Orientação.
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- É de responsabilidade do proponente a verificação do tempo disponível para que a ementa chegue à DADE no prazo estipulado para homologação final.
- A homologação final para atualização de ementas será realizada no período compreendido entre o final do semestre letivo e em até cinco dias úteis antes do período de matrícula.
- A homologação final de ementas de novos componentes curriculares a serem ofertados pela primeira vez será realizada em consonância com a formulação do horário para o semestre seguinte. (A criação de oferta só é feita pela DPGA em componentes curriculares que tenham ementa).
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INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 011, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021
MANUAL DE ORIENTAÇÃO
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9. Criação de componentes curriculares cursados em outra instituição (COI) e em programas de pós-graduação (CPG)
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A criação de comonentes curriculares cursados em outra instituição (COI) ou de componentes curriculares cursados na pós-graduação (CPG) poderão ser solicitados pelos Colegiados de Cursos, representados pelo Coordenador ou Secretaria Integrada, e serão automaticamente inseridas na matriz curricular.
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Demanda corrente.
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- Formulário de criação de disciplinas COI e CPG (Anexo X)
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CRIAÇÃO DE DISCIPLINA COI E CPG CRIAÇÃO DE DISCIPLINA COI OU CPG
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10. Alteração de carga horária de disciplina já existente
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Caso o componente curricular ainda não tenha sido ofertado para nenhum curso é possível que a chefia do departamento envie um memorando solicitando essa alteração. Para esse caso, poderá ser utilizado o mesmo código do componente curricular. Toda alteração deste tipo deve seguir acompanhada de aprovação dos colegiados dos cursos para os quais o componente curricular disciplina é ofertada.
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Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário de alteração de disciplina (Anexo XI)
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ALTERAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR ALTERAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR
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11. Equivalência
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- As equivalências entre componentes curriculares são estabelecidas pelos Colegiados de curso e aprovadas pelo ConGrad.
- A abrangência dos conteúdos programáticos e a carga horária deve ser de pelo menos 75%.
- É de responsabilidade do coordenador de curso encaminhar à DADE a solicitação de equivalência junto com anuência do(s) Departamento(s) responsável(eis) pela oferta do componente curricular.
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Período de Alterações Curriculares estipulado no Cronograma Acadêmico.
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- Formulário de equivalências (Anexo XII)
- Anuência do(s) Departamento(s) responsável(eis) pela oferta do componente (documento anexo ou autenticação no envio do Memorando)
- Anuência da Unidade Acadêmica onde o curso estiver alocado e do(s) departamento(s) responsável(eis) pela oferta do(s) componente(s).
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EQUIVALÊNCIAS
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