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Enade das Licenciaturas

Publicado: Sexta, 05 Setembro 2025 13:44 | Última Atualização: Sexta, 05 Setembro 2025 20:39 | Acessos: 53

ENADE

Critérios de habilitação e inscrição 

 São considerados habilitados os estudantes que atendem aos seguintes critérios de habilitação:

  • I. ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso em 2025, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% (zero a vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições dos ingressantes do Enade, conforme prazo estabelecido no Anexo I deste edital;

  • II. concluintes de bacharelados e licenciaturas: aqueles que tenham previsão de integralização de 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.

  • Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade, nos termos e prazos do Edital, ficarão em situação de irregularidade perante o Enade e só poderão colar grau quando a regularidade correr por ato do Inep (a partir de 1º de agosto de 2026).

  • A identificação e a inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados são de responsabilidade do Coordenador de Curso. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente no Sistema Enade.

  • O estudante habilitado como ingressante ou concluinte deverá ser inscrito independentemente de haver registro de sua participação em edições anteriores do Exame, exceto no caso dos estudantes habilitados para a Avalaição da Prática que deverão realizar a AP uma vez ao longo de sua graduação, no momento em que for considerado habilitado, nos termos do edital de cada edição do exame.

Ação

Responsável

Período

VII - Inscrição dos estudantes concluintes habilitados 

Coordenador de curso

02 a 20 de junho de 2025

Inclusão de inscrições de estudantes concluintes habilitados (não haverá a possibilidade de retificação nem exclusão de inscrições)

Coordenador de curso

30 de julho de 2025

Obs.: Retificação do Edital 57 publicada em 30/07

Inscrição dos estudantes ingressantes habilitados  Coordenador de curso 15 de setembro a 15 de outubro de 2025
Retificação das inscrições dos estudantes ingressantes habilitados Coordenador de curso 16 a 30 de outubro

 

  • O estudante de cursos avaliados pelo Enade 2025 que colar grau até o último dia do período de retificação de inscrições é considerado como não habilitado ao Enade 2023, estando dispensado do Exame.
  • Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos, ficarão dispensados da participação no Enade 2025, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.
  • Os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos, ficam convocados para participação no Enade 2025, tendo sua regularidade atribuída, conforme sua devida particicipação no Exame, cumprido os requisitos dos Editais.

 

Sistema Enade

As ações dos estudantes concluintes, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais (PEIs) no Enade ocorrem em ambientes digitais de acesso restrito, que exigem login e senha pessoal. Os Sistemas não são gerenciados pela UFLA.

Cada público deve realizar suas atividades dentro do seu respectivo sistema, gerenciado pelo Inep:


Sistemas utilizados

PúblicoSistemaFinalidade
Estudantes de Licenciatura Sistema PND Cadastro, questionário e acompanhamento das etapas do Enade.
Estudantes de Medicina Sistema Enamed Cadastro, questionário e informações da prova.
Estudantes de Bacharelado (demais áreas) Sistema Enade Ações gerais referentes ao Enade 2025.
Coordenadores de curso e PEIs Sistema Enade Inscrição, enquadramento e acompanhamento dos estudantes.

Importante: ações relativas à regularidade dos estudantes são tratadas no Sistema Enade.


Problemas de acesso? Veja como agir:

 

Veja algumas dicas práticas antes de o que fazer caso enfrente dificuldades técnicas:

      • Limpe o cache e os dados de navegação do navegador.
      • Tente utilizar outro navegador (por exemplo, se usa o Chrome, tente o Firefox).
      • Acesse o sistema por uma janela anônima ou InPrivate (modo seguro).
      • Verifique se está usando o endereço correto do sistema.

Instabilidades nos sistemas são frequentes, segundo relatos em anos anteriores. Em caso de dúvidas ou problemas, sugerimos acessar o autoatendimento do Inep. 

conversando.pngCanais oficiais de atendimento do Inep: 

Orientações às coordenações de curso e estudantes

 
  • O Coordenador de Curso deve manter contato constante com os estudantes para orientá-los e acompanhá-los durante o processo avaliativo. Os documentos orientadores são encaminhados via Memorando Eletrônico e disponibilizados em uma sala de referência criada no Campus Virtual em que são matriculados os/as coordenadores/as dos cursos que serão avaliados. A inclusão de técnicos ou docentes pode ser solicitada pela coordenação. Orientações pontuais e lembretes de prazos podem ser encaminhadas por lista de e-mail. Também são estruturadas salas para virtuais para a comunicação entre coordenadores e estudantes. Caso o coordenador deseje utilizá-la deve mantê-la em atualização após a versão inicial criada pela DADE.

 

  • Os estudantes dos cursos avaliados devem manter seu e-mail institucional ativo e operante para receber as comunicações da coordenação e devem ficar atentos à pagina da UFLA e da DADE para ter conhecimento de todas as informações divulgadas.

  • A seguir disponibilizamos um guia guia de caráter informativo que não substitui de forma alguma a leitura atenta da legislação vigente sobre o Enade e a PND. A leitura completa dos editais e portarias é obrigatória.

ebookManual da Avaliação da Prática

ebookGuia do coordenador: Prova Nacional Docente

ebookGuia do Estudante: PND (Avaliação Teórica do Enade)

Questionário do Estudante 

O Questionário do Estudante, instrumento de caráter obrigatório para obtenção de regularidade, deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema PND.

  • O Questionário do Estudante é um dos instrumentos oficiais do Enade 2025.
  • Ele coleta informações sobre sua formação, experiências e percepções.
  • Seus dados são usados na composição dos indicadores de qualidade do curso e da UFLA.
Ação Responsável Período

Preenchimento do Questionário do Estudante

Estudante

14 a 30 de julho de 2025 (1º Período) e 11 de agosto a 25 de outubro de 2025 (2º Período)

*Obs.:Retificação do Edital 72 publicada em 28/07

 

  • Responda com atenção, calma e responsabilidade!

    Suas respostas impactam diretamente na reputação do seu curso e da universidade.
    O preenchimento é obrigatório para sua regularidade no Enade e para a colação de grau.
    É um momento de mostrar como foi sua trajetória acadêmica e sua formação.

     Planeje-se para responder o Questionário com antecedência, pois o Inep não se responsabiliza pelo não recebimento das respostas por quaisquer motivos de ordem técnica de aparelhos eletrônicos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do estudante, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade dos estudantes e das coordenações de curso acompanharem a situação do preenchimento desse instrumento. 

     

Estrutura da Avaliação Teórica/PND

A prova será única para o Enade e a Prova Nacional Docente (PND) dos cursos de Licenciatura, com duração total de:

calendarioDuração: 5 horas e 30 minutos - Dia 26/10/2025

Abertura dos portões

12h

Fechamento dos portões

13h

Início da prova

13h30

Término da prova

19h

 

 O estudante deve ler com atenção as disposições do Edital 72/2025 para ter ciência de suas obrigações e motivos que podem levar a eliminação do processo avaliativo. Estudantes eliminados ficam em situação irregular perante ao Enade.


estudeComposição da Prova

 

ComponenteDescriçãoQuantidade de Questões
Formação Geral Docente Parte comum a todas as Licenciaturas, avalia competências gerais para o exercício da docência na Educação Básica. 30 questões objetivas + 1 discursiva
Componente Específico Parte voltada à área de formação do curso de Licenciatura. Avalia conhecimentos, habilidades e competências específicas da área. 50 questões objetivas
 


estude Matriz de Referência 

 

As questões são elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de cada curso e na Matriz de Referência da PND. A parte de Formação Geral Docente é comum a todas as áreas, enquanto o Componente Específico é próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas.

Assim, cada estudante responderá ao 
Componente Específico de acordo com sua área de formação. As matrizes de referência contemplam:


Formação Geral Docente
(comum a todas as áreas)

E uma das seguintes áreas específicas:

 

documentosO Inep disponibiliza em seu sítio eletrônico as provas, os gabaritos e os padrões de resposta aplicados em todas as Edições. Para acessar as avaliações clique aqui.

Avaliação da Prática

Instrumentos da Avaliação da Prática

 

I - Questionário de AP do estudante: destinado à avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais. As informações coletadas serão tratadas para fi ns contextuais, visando a compreensão dos resultados da AP.

Período para preenchimento AP - 1º período: de 4 de agosto a 28 de novembro de 2025

Período para preenchimento AP - 2º período: Cronograma ainda não divulgado

Local: Sistema Enade


II - Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio: destinado a avaliar a atuação do licenciando durante a regência de classe de uma aula observada, bem como coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente, de supervisão do estágio. Deve ser preenchido pelo profissional da educação básica que acompanhou a prática.

Período para preenchimento AP - 1º período: de 4 de agosto a 05 de dezembro de 2025

Período para preenchimento AP - 2º período: Cronograma ainda não divulgado

Local: Sistema Enade


III - Questionário de AP pelo Orientador de Estágio: destinado a avaliar as contribuições do estágio para o percurso formativo do estudante, assim como as condições de acompanhamento do estágio supervisionado. As informações coletadas serão tratadas para fins contextuais, visando a compreensão dos resultados da AP. Aplica-se ao docente da IES responsável pela supervisão acadêmica da regência.

Período para preenchimento AP - 1º período: de 11 de agosto a 12 de dezembro de 2025

Período para preenchimento AP - 2º período: Cronograma ainda não divulgado

Local: Sistema Enade

 

Manuais de utilização do Sistema e os Instrumentos de Avaliação pode ser consultados na página do Enade

Link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/avaliacao-da-pratica

  

Regularização do estudante perante o Enade 2025

1) Estudante inscrito exclusivamente para a Avaliação Teórica/PND:

A situação regular do estudante habilitado inscrito na avaliação teórica no Enade será atribuída mediante uma das seguintes ocorrências (artigo 140, inciso I, da Portaria MEC nº 359/2025):

a) Preenchimento do Questionário do Estudante e participação na prova, atestada pela assinatura da lista de presença, desde que o estudante não tenha sido eliminado da prova;

b) Por intermédio de dispensa de prova, quando houver o preenchimento do Questionário do Estudante;

c) Por ato do Inep, a partir de 1º de agosto de 2026.

Divulgação do Relatório de Regularidade: 12 de dezembro de 2025

Local: sistema Enade

2) Estudante inscrito exclusivamente para a Avaliação da Prática:

A situação regular do estudante habilitado inscrito na avaliação teórica no Enade será atribuída mediante uma das seguintes ocorrências (artigo 140, inciso II, Portaria MEC/Inep nº 359/2025):

a) Preenchimento do Questionário de AP do estudante;

b) Por ato do Inep, a partir de 1º de agosto de 2026.

Divulgação do Relatório de Regularidade na AP - 1º período: 13 de janeiro de 2025

Divulgação do Relatório de Regularidade na AP - 2º período: Cronograma ainda não divulgado

Local: sistema Enade

3) Estudante incrito para a Avaliação Teórica e Avaliação da Prática :

A situação regular do estudante habilitado inscrito na avaliação teórica no Enade será atribuída mediante uma das seguintes ocorrências (artigo 140, inciso III, Portaria MEC nº 359/2025):

a) Preenchimento do Questionário do Estudante, participação na prova, atestada pela assinatura da lista de presença e pelo preenchimento do Questionário de AP do estudante, desde que o estudante não tenha sido eliminado da prova;

b) Por intermédio de dispensa de prova, quando houver o preenchimento do Questionário do Estudante;

c) Por ato do Inep, a partir de 1º de agosto de 2026.

Divulgação do Relatório de Regularidade da AT: 12 de dezembro de 2025

Divulgação do Relatório de Regularidade da AP - 1º período: 13 de janeiro de 2026

Local: sistema Enade

 

Ação Responsável Período

Registro de Declaração de Responsabilidade da IES

Coordenador de curso

A partir de 13 de dezembro de 2025

Solicitação de dispensa de prova pelo estudante

Estudante

13 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026

Solicitação de Dispensa de Prova pela IES

Coordenador de curso

13 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026

Análise e deliberação, por parte da IES, das solicitações de dispensa dos estudantes

Coordenador de curso

13 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026

Análise e deliberação, pelo Inep, das solicitações de dispensa da IES

Inep

13 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026

Registro de Declaração de Responsabilidade da IES - AP Coordenador de curso a partir de 14 de janeiro de 2026

Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES

Estudante

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 2026

Recurso das solicitações de dispensa da IES indeferidas pelo Inep

Coordenador de curso

31 de janeiro a 14 de fevereiro de 2026

Resultado dos recursos das solicitações de dispensa do estudante e da IES

Inep

Até 02 de março de 2026

  • Estudantes que permanecerem irregulares após todas as etapas de solicitações e recursos só poderão colar grau após a “Regularização por ato do Inep”
Ação Responsável  Inep

XXXII - Regularização por ato do Inep

Inep

1º de agosto de 2026

 

Resultados

Os resultados de cursos, IES e áreas de avaliação são disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, no Sistema Enade, no Sistema e-MEC e/ou no Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios de curso, relatórios de IES, relatórios síntese de área e microdados. 

Ação Responsável Inep

XXXI - Divulgação dos resultados: Boletim de Desempenho Individual do Estudante; Microdados; Relatórios de Cursos, IES e Síntese de Área; Conceito Enade

Inep

A partir de 10 de junho de 2026

 

  • Resultados individuais

Os resultados de desempenho individuais no Enade são disponibilizados exclusivamente ao estudante no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho do Estudante, a partir de login após login com CPF e senha.

  • Relatório de Instituições (IES)

As informações constantes no Relatório de IES possibilitam aos dirigentes das instituições uma visão ampla dos resultados do ENADE gerados a partir da participação do conjunto dos cursos de sua instituição. Os dados apresentados possibilitam comparações, entre outras, de IES que compartilham a mesma organização acadêmica, a mesma categoria administrativa, a mesma região e a mesma Unidade da Federação, traduzindo-se em subsídios fundamentais para a análise e avaliação das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Aguardando publicação pelo Inep

 

  • Relatório de Curso

As informações constantes no Relatório de Curso traduzem os resultados obtidos a partir da análise do desempenho e do perfil dos estudantes de um determinado curso avaliado pelo Enade. Mesmo considerando as limitações que os instrumentos utilizados podem apresentar enquanto mecanismo de avaliação de curso, o INEP está convencido que os dados relativos aos resultados da prova e a opinião dos estudantes podem ser úteis para orientar as ações pedagógicas e administrativas da instituição e do curso, uma vez que se constituem em importantes referências para o conhecimento da realidade institucional e para a permanente busca da melhoria da qualidade da graduação, aspectos que ratificam o caráter integrativo inerente à avaliação.

Aguardando publicação pelo Inep

Consulta pública dos dados e resultados - Aguardando publicação pelo Inep