Cursos de Formação Continuada para Docente

Escrito por Fabiana | Publicado: Terça, 28 Agosto 2018 16:45 | Última Atualização: Terça, 14 Setembro 2021 17:16 | Acessos: 1250

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade/UFLA) realiza, nos meses de agosto e setembro, atividades de promoção de formação continuada para docentes da Universidade. A programação conta com quatro oficinas práticas, realizadas em parceria com a Diretoria de Educação a Distância (Dired), e a realização de um debate sobre a questão da saúde mental na Universidade, realizado em parceria com a Coordenadoria de Saúde da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec).

As inscrições para todas as ações devem ser realizadas pelo SIG, conforme a data de cada ação:

Debate: Saúde mental na Universidade: reflexões e debates

Prelecionistas: Kátia Poles (DSA/Coordenadoria de Saúde - PRAEC) e Gilbran Scarpone Salem (Coordenadoria de Saúde - PRAEC)

Data de realização: 03/09 - Horário: 9h às 12h      - Local: Anfiteatro do DCH

Número de vagas: 164 vagas (Capacidade do Anfiteatro)

Inscrições: do dia 20/8 ao dia 02/09, no SIG

Oficina: Principais ferramentas do Campus Virtual

Criando a sua sala virtual no Moodle. Principais recursos: fórum, diário, tarefa, glossário, questionário e Wiki.

Data de realização: 30/08 - Horário: 14h às 17h

Número de vagas: 25 vagas

Inscrições: do dia 20/8 ao dia 20/08, no SIG

Oficina: Introdução às Práticas de Metodologias Ativas

Apresenta um panorama das principais práticas de metodologias ativas disponíveis visando oferecer variadas possiblidades a serem utilizadas em diferentes contextos de sala de aula. Propõe uma reflexão acerca dos componentes fundamentais para a utilização de Metodologias Ativas: o papel do professor, o protagonismo dos estudantes e a avaliação integrada. Na oficina serão propostas atividades visando trabalhar com as seguintes metodologias: Aprendizagem por pares; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problema e Rotação por estações de trabalho.

Data de realização: 06/09 - Horário: 14h às 17h

Número de vagas: 15 vagas

Inscrições: do dia 20/8 ao dia 06/09, no SIG

Ferramentas interativas H5P

Conceito e apresentação das   ferramentas interativas H5P, ferramentas video interativo, linha do tempo, gravador de áudio, jogo da memória e questões de arrastar e soltar.

Data de realização: 13/09 - Horário: 14h às 17h

Número de vagas: 25 vagas

Inscrições: do dia 20/08 ao dia 13/09, no SIG

Oficina: Prova online

Como elaborar questionários no Moodle: tipos de questões, montando banco de questões e questões aleatórias.

Data de realização: 20/09 - Horário: 14h às 17h

Número de vagas: 15 vagas