Ir direto para menu de acessibilidade.

VIII Semana de Planejamento e Formação Docente

Publicado: Sexta, 13 Agosto 2021 22:51 | Última Atualização: Quarta, 23 Fevereiro 2022 16:00 | Acessos: 1624

VIII Semana de Formacao Docente banner portal UFLA

 

A VIII Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD), que terá como tema a "Reorganização Curricular e delineamento de percursos formativos no contexto da UFLA: desafios e possibilidades", cujos debates darão ênfase aos processos e iniciativas de reorganização curricular tendo vista o aprimoramento e qualificação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e percursos formativos ofertados aos nossos estudantes, considerando ainda os dispositivos legais e as novas diretrizes para os diferentes cursos e graduação, acontecerá do dia 15 ao dia 17 de fevereiro de 2022. A SPFD é organizada no início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e promove reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação.

As inscrições para participação na VIII SPFD podem ser feitas pelo SIG.

As atividades serão transmitidas pelo Canal da UFLA.

 Dia 15/02, às 9h30 

 

­­­­­­­­­Tema

Convidado

Descrição

Link de acesso à Live

 

Abertura:

 

Reorganização Curricular e delineamento de percursos formativos no contexto da UFLA

 

Prof. Dr. João Chrysóstomo de Rezende Junior - Reitor UFLA

Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins

Pró-Reitor de Graduação – PROGRAD/UFLA

Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima - Diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino – DADE/PROGRAD/UFLA

Contextualização do processo de Reformulação curricular dos Cursos de graduação da UFLA

https://www.youtube.com/watch?v=COKHhWdVAuw

 

 

Palestra de Abertura:

 

Reorganização curricular e delineamento de percursos formativos nos cursos de graduação

Profa. Dra. Maria Antônia Ramos de Azevedo -  UNESP Rio Claro

Professora na área de Didática na UNESP Rio Claro com experiência na área de Gestão Universitária, Educação com ênfase em Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Processos de Gestão Escolar e Universitária e Interdisciplinaridade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP)

Mediação: Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima (DADE/PROGRAD)

A Palestra se propõe a dialogar sobre os conceitos e bases para a reformulação curricular pressupondo a articulação entre o projeto de formação proposto pelas instituições de Ensino Superior, pelos cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas), observando de forma analítica e crítica as diretrizes vigentes, considerando as implicações e responsabilidades didático pedagógicas para todos os envolvidos, com vistas à um projeto de formação profissional e humana qualificada e potente.

 

Dia 16/02, às 9h30

Tema

Convidado

Descrição

Link de acesso à Live

 

Roda de Conversa:

 "Reorganização curricular nos Cursos de Engenharias e demais bacharelados: aspectos conceituais e práticos"

Profa. Dra. Micheline Dias - UFRN

 

Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Docente e Assessora Acadêmica do Centro de Tecnologia  e Presidente da comissão de Implantação da novas DCNs nos cursos de graduação em Engenharia, da UFRN.

Mediação: Prof. Dr. Lucas Amaral (DRPE/PROGRAD) 

A Roda de conversa tem com objetivo debater sobre os desafios e possibilidades de reorganização curricular nos cursos de Engenharias e demais bacharelados. Para tanto, serão retomados conceitos e aspectos primordiais a serem observados nas diretrizes, suas nuances e delineamentos formativos como pressuposto para o desenho de um projeto de curso coerente e que contemple aspectos normativos e, notadamente, os pressupostos de formação condizentes com as demandas dos cursos, das necessidades formativas dos estudantes e o contexto profissional das Engenharias e  demais bacharelados.

https://www.youtube.com/watch?v=8s_fiZOWfVM

 

Dia 17/02,  às 9h30

Tema

Convidado

Descrição

Link de acesso à Live

 

Roda de Conversa:  

 

Reorganização curricular e o ensino mediado por interfaces digitais: desafios e possibilidades

Prof. Dr. Mariano Pimentel -  UNIRIO

Doutor em Informática pela UNIRIO e graduado em sistema de informação. Atuou em cursos de Licenciatura em Pedagogia e tem vasta produção acadêmica, destacando-se a organização do livro “Sistemas colaborativos”(2011) que ganhou o prêmio Jabuti. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTec, que pesquisa o desenvolvimento e o uso de tecnologias de comunicação mediada por interfaces digitais. É colaborador do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ) e do Grupo de pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (Mackenzie). Realiza pesquisa na área de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Educação e Cibercultura.

Mediação: Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins (PROGRAD)

A ação se propõe a debater sobre os desafios e as possibilidades do ensino mediado por interfaces digitais, notadamente no contexto das reformas curriculares, problematizando seus usos e formas no processo de ensino-aprendizagem. Problematiza a ideia de composição híbridas na organização de componentes curriculares presenciais e não presenciais e o papel de docentes e equipe pedagógica no desenvolvimento de um projeto de formação que prime pela promoção da aprendizagem dos estudantes.

   

https://www.youtube.com/watch?v=sgFyn-ZPBHs

 

Dia 17/02,  às 14h

­­­­­­­­­Tema

Convidadas

Descrição

Link de acesso à Live

 

 

Roda de Conversa:

 

Das possibilidades de  interfaces entre PADNEE,  Cursos de graduação e docentes no acompanhamento a estudantes com necessidades específicas

Cintia Aparecida de Assis e Helena Libardi (e Equipe)

Coordenadoras do PADNEE – Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Especiais

Mediação: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz (DADE/PADNEE)

A Roda de conversa tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo PADNEE no atendimento a estudantes com deficiência. Propõe-se fomentar o diálogo com as UAs, colegiados, docentes e técnicos administrativos, a fim de aprimorar o trabalho conjunto em prol da qualidade do acompanhamento e desenvolvimento de processos de ensino para a promoção da aprendizagem desses estudantes na perspectiva da inclusão e atendimento às necessidades específicas.

 https://www.youtube.com/watch?v=e1Z75cbpgwQ