VIII Semana de Planejamento e Formação Docente
A VIII Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD), que terá como tema a "Reorganização Curricular e delineamento de percursos formativos no contexto da UFLA: desafios e possibilidades", cujos debates darão ênfase aos processos e iniciativas de reorganização curricular tendo vista o aprimoramento e qualificação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e percursos formativos ofertados aos nossos estudantes, considerando ainda os dispositivos legais e as novas diretrizes para os diferentes cursos e graduação, acontecerá do dia 15 ao dia 17 de fevereiro de 2022. A SPFD é organizada no início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e promove reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação.
As inscrições para participação na VIII SPFD podem ser feitas pelo SIG.
As atividades serão transmitidas pelo Canal da UFLA.
Dia 15/02, às 9h30 |
||||
Tema |
Convidado |
Descrição |
Link de acesso à Live |
|
Abertura:
Reorganização Curricular e delineamento de percursos formativos no contexto da UFLA
|
Prof. Dr. João Chrysóstomo de Rezende Junior - Reitor UFLA Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins Pró-Reitor de Graduação – PROGRAD/UFLA Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima - Diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino – DADE/PROGRAD/UFLA |
Contextualização do processo de Reformulação curricular dos Cursos de graduação da UFLA |
||
Palestra de Abertura:
Reorganização curricular e delineamento de percursos formativos nos cursos de graduação |
Profa. Dra. Maria Antônia Ramos de Azevedo - UNESP Rio Claro Professora na área de Didática na UNESP Rio Claro com experiência na área de Gestão Universitária, Educação com ênfase em Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Processos de Gestão Escolar e Universitária e Interdisciplinaridade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP) Mediação: Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima (DADE/PROGRAD) |
A Palestra se propõe a dialogar sobre os conceitos e bases para a reformulação curricular pressupondo a articulação entre o projeto de formação proposto pelas instituições de Ensino Superior, pelos cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas), observando de forma analítica e crítica as diretrizes vigentes, considerando as implicações e responsabilidades didático pedagógicas para todos os envolvidos, com vistas à um projeto de formação profissional e humana qualificada e potente. |
||
Dia 16/02, às 9h30 |
||||
Tema |
Convidado |
Descrição |
Link de acesso à Live |
|
Roda de Conversa:"Reorganização curricular nos Cursos de Engenharias e demais bacharelados: aspectos conceituais e práticos" |
Profa. Dra. Micheline Dias - UFRN
Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente e Assessora Acadêmica do Centro de Tecnologia e Presidente da comissão de Implantação da novas DCNs nos cursos de graduação em Engenharia, da UFRN. Mediação: Prof. Dr. Lucas Amaral (DRPE/PROGRAD) |
A Roda de conversa tem com objetivo debater sobre os desafios e possibilidades de reorganização curricular nos cursos de Engenharias e demais bacharelados. Para tanto, serão retomados conceitos e aspectos primordiais a serem observados nas diretrizes, suas nuances e delineamentos formativos como pressuposto para o desenho de um projeto de curso coerente e que contemple aspectos normativos e, notadamente, os pressupostos de formação condizentes com as demandas dos cursos, das necessidades formativas dos estudantes e o contexto profissional das Engenharias e demais bacharelados. |
||
Dia 17/02, às 9h30 |
||||
Tema |
Convidado |
Descrição |
Link de acesso à Live |
|
Roda de Conversa:
Reorganização curricular e o ensino mediado por interfaces digitais: desafios e possibilidades |
Prof. Dr. Mariano Pimentel - UNIRIO Doutor em Informática pela UNIRIO e graduado em sistema de informação. Atuou em cursos de Licenciatura em Pedagogia e tem vasta produção acadêmica, destacando-se a organização do livro “Sistemas colaborativos”(2011) que ganhou o prêmio Jabuti. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTec, que pesquisa o desenvolvimento e o uso de tecnologias de comunicação mediada por interfaces digitais. É colaborador do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ) e do Grupo de pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (Mackenzie). Realiza pesquisa na área de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Educação e Cibercultura. Mediação: Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins (PROGRAD) |
A ação se propõe a debater sobre os desafios e as possibilidades do ensino mediado por interfaces digitais, notadamente no contexto das reformas curriculares, problematizando seus usos e formas no processo de ensino-aprendizagem. Problematiza a ideia de composição híbridas na organização de componentes curriculares presenciais e não presenciais e o papel de docentes e equipe pedagógica no desenvolvimento de um projeto de formação que prime pela promoção da aprendizagem dos estudantes. |
|
|
Dia 17/02, às 14h |
||||
Tema |
Convidadas |
Descrição |
Link de acesso à Live |
|
Roda de Conversa:
Das possibilidades de interfaces entre PADNEE, Cursos de graduação e docentes no acompanhamento a estudantes com necessidades específicas |
Cintia Aparecida de Assis e Helena Libardi (e Equipe) Coordenadoras do PADNEE – Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Especiais Mediação: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz (DADE/PADNEE) |
A Roda de conversa tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo PADNEE no atendimento a estudantes com deficiência. Propõe-se fomentar o diálogo com as UAs, colegiados, docentes e técnicos administrativos, a fim de aprimorar o trabalho conjunto em prol da qualidade do acompanhamento e desenvolvimento de processos de ensino para a promoção da aprendizagem desses estudantes na perspectiva da inclusão e atendimento às necessidades específicas. |