Ir direto para menu de acessibilidade.

III Semana de Planejamento e Formação Docente 

Publicado: Quinta, 30 Setembro 2021 19:44 | Última Atualização: Quarta, 23 Fevereiro 2022 15:56 | Acessos: 407

Banner III SPFD

3ª SEMANA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Refletindo sobre nossa Graduação: desafios e possibilidades para inovação.

PROGRAMAÇÃO

Programação 1º dia -  Segunda-feira - 12/3

14h às 17h30


Oficinas de Práticas

(Programa à parte)

Intervalo

19h às 19h20

Local: Salão de Convenções


Sessão Solene

Abertura da 3ª Semana de Planejamento e Formação Docente

19h30 às 21h

Local: Salão de Convenções

Palestra de abertura


A Aula Essencial


Prof. Fernando José de Almeida 

Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP







3ª SEMANA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Refletindo sobre nossa Graduação: desafios e possibilidades para inovação.

PROGRAMAÇÃO

Programação 2º dia -  Terça-feira - 13/3

9h às 12h

Encontro com os Professores, Coordenadores e Técnicos Administrativos dos cursos em processo de reconhecimento: Eng. Materiais; Civil; Mecânica; Química e Pedagogia.


Coordenação: Reitoria/ PRG/DADE - Coordenadoria de Avaliação


Local: Sala dos Conselhos/Reitoria

Boas práticas de ensino e aprendizagem por meio do Campus Virtual: compartilhando experiências.


Professores convidados: Profa. Giovana Torres (DBI); Prof. Valter Carvalho Júnior (DAG) e Profa. Ruthnea Muzzi (DMV)


Coordenação: Sayonara Ribeiro (DADE) e Alexandre José de Carvalho (DIRED)


Local: Anfiteatro do DAG

Intervalo

14h às 17h30


Oficinas de Práticas

(Programa à parte)

Intervalo

19h às 21h

Local: Anfiteatro do DCH


Prática como componente curricular; Estágio e Projeto Integrador nos Cursos de Licenciatura da UFLA: um convite ao debate e aprimoramento dos processos


Coordenação: Profa. Iraziet da Cunha Charret (DEX/PRG)

3ª SEMANA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Refletindo sobre nossa Graduação: desafios e possibilidades para inovação.

PROGRAMAÇÃO

Programação 3º dia -  Quarta-feira - 14/3

9h às 12h


Espaço para Reunião de Colegiados, Planejamento Docente e preenchimento do Plano de Ensino e Cronograma 

de aulas no SIG.

Intervalo

14h às 17h30


Espaço para Reunião de Colegiados, Planejamento Docente e preenchimento do Plano de Ensino e Cronograma 

de aulas no SIG.

Intervalo

19h às 21h


Espaço para Reunião de Colegiados, Planejamento Docente e preenchimento do Plano de Ensino e Cronograma

de aulas no SIG.







3ª SEMANA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Refletindo sobre nossa Graduação: desafios e possibilidades para inovação.

PROGRAMAÇÃO

Programação 4º dia -  Quinta-feira - 15/3

9h às 12h

A Nova regulamentação para os Cursos EaD: possibilidades e perspectivas


Prof. Cleber Carvalho de Castro (DAE/DIRED)


Coordenação: Warlley Ferreira Sahb (DADE/PRG)


Local: Anfiteatro do DCH

Processos de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação da UFLA: relato de práticas docentes


Professores convidados: Prof. Alfredo Scheid (DCS); Prof. Welison Andrade (DBI) e Profa. Cléria Donizete (DAE)


Coordenação: DADE


Local: Anfiteatro do DAG

Plano Individual de Desenvolvimento Acadêmico (PID) dos estudantes atendidos pelo PADNEE


João Maurício de Pádua Souza (PRAEC)

Profa. Helena Libardi (DEX)


Local: Anfiteatro do DEX

Intervalo

14h às 15h30 

Local: Anfiteatro do DAG

Avaliação institucional dos Cursos de Graduação: novos instrumentos do INEP/MEC


Coordenação: DIRED/DADE

Intervalo

16h às 17h30 

Local: Anfiteatro do DAG

Aspectos didáticos e pedagógicos em turmas com grande número de alunos: desafios e possibilidades


Professores convidados: Profa. Andréia Coutinho (DEX); Prof. Igor Saulo Oliveira (DFI); Profa. Angélica da Mata (DFI) e 

Profa. Juliana Greghi (DCC).


Coordenação: DADE




3ª SEMANA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Refletindo sobre nossa Graduação: desafios e possibilidades para inovação.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE PRÁTICAS

1º dia – Segunda-feira 12/3

  • Oficina 1 - Utilização do SIG por docentes

Responsáveis: PRG e DGTI

Número de vagas: máximo de 25 vagas

Horário: 14h às 15h30

Local de realização: LEC – Departamento de Ciência da Computação

  • Oficina 2 - Prática como componente curricular e projetos integradores

Responsáveis: Francine de Paulo (DED/DADE); Helena Maria (DEL/DADE) e Giovanna Cabral (DED/DADE)

Número de vagas: máximo de 40 vagas

Horário: 14h às 17h30

Local de realização: PV 05 – Sala 03

  • Oficina 3 - Construindo Objetos de Aprendizagem com conteúdo interativo H5P

Responsável: Alexandre José Carvalho da Silva (DIRED/UFLA)

Número de vagas: máximo de 30 vagas

Horário: 14h às 17h30

Local de realização: DIRED, no Campus Histórico da UFLA

  • Oficina 4 - Depósito de Publicações no Repositório Institucional (RIUFLA): aumentando as citações dos pesquisadores da UFLA

Responsáveis: Eliana José Bernardes e Nivaldo Calixto Ribeiro (Biblioteca Universitária UFLA)

Número de vagas: máximo de 40 vagas

Horário: 14h às 15h30

Local de realização: PV 05 – Sala 01












3ª SEMANA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Refletindo sobre nossa Graduação: desafios e possibilidades para inovação.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE PRÁTICAS

2º dia – Terça-feira 13/3

  • Oficina 5 – Metodologias Ativas: Aprendizagem por pares; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problema e Rotação por estações de trabalho 

Responsável: Alexandre José Carvalho da Silva (DIRED/UFLA)

Número de vagas: máximo de 20 vagas

Horário: 14h às 17h30

Local de realização: DIRED, no Campus Histórico da UFLA

  • Oficina 6 - Educação mediada por tecnologias: desafios e possibilidades

Responsável: Estela Vieira (DED/DIRED)

Número de vagas: máximo de 40 vagas

Horário: 14h às 17h30

Local de realização: PV 05 – Sala 01

  • Oficina 7 - Sistema Pergamum: orientações sobre o processo de seleção das referências no preenchimento das ementas (Plano de Curso)

Responsáveis: Eduardo César Borges e Fernanda Vasconcelos Amaral (Biblioteca Universitária UFLA)

Número de vagas: máximo de 40 vagas

Horário:  14h às 15h30

Local de realização: PV 05 – Sala 02

  • Oficina 8 - Campus Virtual: ferramenta de avaliação online

Responsável: Cleide Mirian (DIRED/PRG)

Número de vagas: máximo de 30 vagas

Horário: 14h às 17h30

Local de realização: PV 05 – Sala 06 (Laboratório de Informática)



  • Oficina 9 - A elaboração de itens para processos avaliativos: (re)discutindo o PAS

Responsáveis: Mauriceia Silva de Paula Vieira (DEL) e Claudia Pereira Alves Braga (DIPS)

Número de vagas: máximo de 40 vagas

Horário: 14h às 17h30

Local de realização: PV 04 – Sala 01