IX Semana de Planejamento e Formação docente
A IX Semana de Planejamento e Formação Docente (SPFD), ação contínua de formação de professores realizada pela Pró-reitora de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino - DADE, nesta edição terá como tema "Retomando o essencial do processo de ensino-aprendizagem no retorno às atividades presenciais” cujo objetivo é debater e revisitar temas atinentes à organização da ação pedagógica, notadamente aquelas necessárias ao aprimoramento e qualificação do processo ensino-aprendizagem. Serão revisitados temas e questões que cercam a ação docente; a ação discente; a interação professor-estudante; o processo de acolhimento e acompanhamento ao estudante, bem como estratégias de ensino e de avaliação para promoção da aprendizagem pelos estudantes. Busca-se problematizar a aula no seu sentido amplo e complexo, permeada por múltiplas determinações e concepções, notadamente neste momento de retorno às atividades presenciais no contexto da UFLA, após dois anos de distanciamento social em função da pandemia COVID-19.
Assim, busca-se provocar reflexões e debates sobre o que a pandemia nos ensinou ou nos desafiou no que tange aos processos pedagógicos e o que a atualidade nos exige. Busca-se problematizar de forma específica: Quais os desafios desse novo tempo no que se refere ao processo ensino-aprendizagem? Quais as necessidades formativas de docentes e estudantes? Como tem se desenvolvido o processo de ensino e o processo de aprendizagem e quais os desafios para docentes e estudantes envolvidos? Quais estratégias possíveis para minimizar possíveis perdas no percurso formativo e potencializar caminhos e metodologias profícuas seja de ensino ou de avaliação da aprendizagem?
Entendendo ser este um espaço de planejamento contínuo e oportunidade de qualificação permanente dos docentes da UFLA, a SPFD acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2022, de forma presencial, contando com momentos diversificados de diálogos sobre demandas de planejamento e desenvolvimento da ação docente, da aula em si, do processo de avaliação, compartilhamento de práticas docentes e espaço para encontros e diálogos situados em cada curso e os docente pertencentes a ele, em uma perspectiva de trabalho colaborativo e dialógico.
A SPFD integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e promove reflexões contínuas sobre os desafios e as possibilidades de ações e aprimoramento dos cursos de graduação.
A ação formativa que inicia nesta semana terá continuidade com a proposta de “Trilhas e percursos formativos” por meio do Programa Pró-Docente com programação específica desenvolvida ao longo do semestre com o aprofundamento do temas debatidos ao longo dos três dias de formação.
As inscrições para participação na IX SPFD podem ser feitas pelo SIG.
A programação detalhada, com horário e local das atividades, pode ser conferida no site da DADE: dade.ufla.br.
Programação
27/07/2022
9 horas
Tema | Palestrantes | Local |
---|---|---|
Abertura: Retomando a essencialidade do processo de ensino-aprendizagem no retorno às atividades presenciais |
Profa. Francine de Paulo Martins Lima Prof. João Chrysóstomo de Resende Junior Prof. Lucas Amaral de Melo |
Salão de Convenções |
27/07/2022
9h30min
Tema | Prelecionista | Mediação |
---|---|---|
Questões teóricas e práticas do processo ensino-aprendizagem: problematizando a aula e o fazer docente-discente |
Profa. Dra. Cléria Donizete da Silva Lourenço |
Professora Francine de Paulo Martins Lima – DADE |
Local: Salão de Convenções |
27/07/2022
14 horas
Tema | Prelecionista | Local |
---|---|---|
Google Meet e suas potencialidades no contexto dos cursos de graduação e pós-graduação |
Alexandre José de Carvalho Silva |
Salão de Convenções |
28/07/2022
9h30min
Tema | Prelecionistas | Local |
---|---|---|
Roda de conversa: Compartilhamento de práticas docentes |
Docentes dos cursos de graduação |
Salão de Convenções |
28/07/2022
14 horas
Tema | Prelecionistas | Mediador |
---|---|---|
Estratégias de avaliação da aprendizagem: contribuições do trabalho com as rubricas de avaliação |
Mary Ângela Teixeira Brandalise |
Regilson Maciel Borges DADE |
Local: Salão de Convenções |
29/07/2022
9h30min
Tema | Prelecionistas | Mediadores |
---|---|---|
Painel debate: reflexos dos anos de Ensino Remoto Emergencial na Formação profissional dos estudantes: como proporcionar a recuperação de déficits? |
Docentes da Graduação |
Profa. Francine de Paulo Martins Lima Prof. Roney Ximenes Martins |
Local: Salão de Convenções |
29/07/2022
Espaço reservado aos colegiados e docentes dos cursos de graduação para o trabalho, diálogo e compartilhamento acerca da reformulação curricular empreendida no âmbito de cada curso. | ||
---|---|---|
Local: Salão de Convenções |